Cartaz: Gonçalo Sabrosa, 3º ano
Número de vagas para ingresso em 2022: 45
Número de vagas para ingresso em 2021: 44
Classificação normalizada do último colocado em 2021: 58,117
Classificação normalizada do último colocado em 2021: 58,117
Número de vagas para ingresso em 2020: 45
Classificação normalizada do último colocado em 2020: 69,245
1) Como é o seu dia-a-dia enquanto interno nesse centro hospitalar?
O dia-a-dia é passado maioritariamente na enfermaria, mas depende também do estágio em que estamos e do tutor. Na Pediatria temos a oportunidade de assistir a consultas e na Cirurgia Geral de ir ao bloco e participar em cirurgias conforme o nosso interesse.
2) Faz noites?
Não, fazemos o turno de dia das 9h às 21h. Em Medicina Interna e Cirurgia Geral fazemos também “bancos” ao sábado e na Pediatria fazemos tanto sábados como domingos e com maior frequência. Para os “bancos” do fim de semana, o descanso compensatório é cumprido.
3) Tem autonomia para tomar decisões clínicas?
Temos sempre apoio de um especialista e as decisões são tomadas com base nas discussões dos casos com o nosso tutor ou em equipa. Mas, à medida que o tempo vai passando, vamos ganhando alguma autonomia gradualmente. A Pediatria é o estágio onde temos menos autonomia.
4) Como é a relação médico interno-médico especialista?
Sendo um hospital pequeno e com um ambiente familiar considero que no geral a relação entre especialistas e internos é boa. Mas depende também do serviço em que estamos, do especialista e do próprio interno.
5) Em que hospital(ais) e USF(s) podem ser efetuadas as rotações?
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, E.P.E. é constituído pelo Hospital do Barreiro e pelo Hospital do Montijo que é mais pequeno. Os estágios hospitalares são feitos no Hospital do Barreiro, mas houve alguns internos que foram por vezes ao Hospital do Montijo para consultas e cirurgias de ambulatório.
O estágio de Cuidados de Saúde Primários é feito nos centros de saúde do ACES do Arco Ribeirinho.
6) Há flexibilidade para conjugar o internato de formação geral com outras atividades, por exemplo investigação?
Sim, temos um horário de 40 horas semanais, pelo que é possível conciliar com outras atividades.
7) Quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse centro hospitalar para realizar o internato de formação geral?
Tenham em conta que está pergunta é subjetiva e que vantagens para uma pessoa podem ser desvantagens para outra.
Para mim, as vantagens são o facto de ser um hospital pequeno com ambiente familiar, não fazer noites e ter horários bons e o grupo de IFGs que se formou.
Como desvantagem, destaco o facto de ser um hospital um pouco desorganizado.
8) Que conselho daria a um finalista de medicina que está prestes a fazer essa escolha?
O meu conselho é que pensem o que querem privilegiar no ano de formação geral, se por um lado um hospital mais pequeno e menos diferenciado, mas com um ambiente mais familiar ou por outro lado um hospital maior em que terão oportunidade de contactar com maior diversidade de patologias e especialidades mas com uma maior carga de trabalho. Para além disso, que encarem o ano de IFG como um ano em que tem oportunidade para explorarem outras atividades para além da medicina e para fazerem novas amizades com os IFGs do vosso hospital.
Testemunho da Dra. Madalena Roque do Vale Afonso
IFG no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, E.P.E. em 2021
Entrevistadora: Dra. Andreia Gi
0 Comentários